Páginas

segunda-feira, 1 de março de 2010

Tecnólogo em Telecom

     Todos os sistemas de comunicação a distância estão compreendidos nos sistemas de telecomunicações. O mais correto seria chamar de TELEMÁTICA que compreende as áreas de telecomunicações e informática. Por exemplo, toda a Internet e os serviços dos provedores estão baseados em sistemas de telecomunicação.
     Telecomunicações não se resume em instalação de telefone. O curso, embora apresente todo o sistema de rede rígida de telefonia, está amplamente voltado para a TELEMÁTICA.
PERFIL PROFISSIONAL
     O Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações é o profissional que terá as competências necessárias para gerenciar os processos de planejamento operacional, supervisão e manutenção de equipamentos de uma sistema de telecomunicações. Caracterizando-se por uma sólida base científica, associada a uma formação tecnológica que o permita gerir a tecnologia presente e o habilite a dominar a evolução tecnológica.
     O perfil profissional proposto para o curso em questão se encontra de acordo com o perfil estabelecido no Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, a saber: “O Tecnólogo em Sistemas de Telecomunicações atua desde a fonte de informação até o destino, passando pelo processamento - no transmissor e receptor - à transmissão. Assim, esse profissional atua planejando, implantando e operando sistemas de telecomunicações. Processamento da informação, elementos constituintes das redes de telecomunicações e eletrônica, são fundamentais para o desempenho desse profissional, cujo campo de atuação inclui indústrias, empresas do setor de telefonia fixa e móvel, telemática, televisão aberta e por assinatura, Internet, radiodifusão, radiotransmissão, dentre outros.